Com a minha régua para Patchwork desenvolvida especialmente para fazer um "Passacaglia Quilt", vai ficar mais fácil e ainda mais divertido (e viciante!) fazer as costuras desse lindo trabalho, que une o estilo do Patchwork Moderno com a técnica inglesa de costura "English Paper Piecing".
O EPP é, basicamente, costurar retalhos de tecidos com a ajuda de um papel como fundação.
Cada papel possui uma forma geométrica pré-definida, sendo que a mais conhecida é o hexágono para fazer as conhecidas "Flores do Jardim da Vovó".
É algo tão viciante que quando começamos a costurar, nem percebemos a hora passar...
E essa régua é especial de muitas maneiras, pois pode ser usada não só com as formas geométricas em conjunto, para construir uma roseta específica (para uso no Passacaglia), mas também em combinações com apenas uma ou duas formas, para outros trabalhos de EPP.
Além disso, a régua facilita o corte dos moldes dos papeis usados no EPP e dos próprios tecidos, principalmente na técnica "Fussy Cut" (quando escolhemos cuidadosamente um espaço na estampa do tecido para, depois, criar - através do EPP - trabalhos que simulem caleidoscópio).
Ah, e a régua ainda possui marcações para as margens de costura, de 0,5 cm, 0,75 cm e 1 cm.
Acompanhe uma aula no YouTube com o uso da régua em detalhes. Tem também a origem do estilo Passacaglia e um pequeno tutorial de English Paper Piecing e Fussy Cut: